AUTOR
|
TEORIA
|
PRESSUPOSTOS
|
CARACTERÍSTICAS
|
Skinner
|
Controle
do comportamento
|
Estímulo
e resposta
|
- Utilização de recompensas (reforços
positivos) e punições (reforços negativos).
|
Ausubel
|
Organização
do Desenvolvimento
|
Apresentação
estruturada, indo do geral ao para
o
específico
|
- A
aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições
relevantes preexistentes.
|
Bruner
|
Aprendizagem
pela descoberta
|
Solução
de problemas
|
- O
aprendizado é um processo ativo, baseado em conhecimentos prévios e os que
estão sendo estudados.
- O aprendiz
filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões.
|
Carl Rogers
|
Facilitação
|
Liberdade aos
alunos, criando uma atmosfera
amigável
e igualitária.
|
- Deve-se
buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor
aquilo que é necessário.
- Enfatiza
a importância do
aspecto
interacional do aprendizado.
- O
professor e o aluno aparecem como os co-responsáveis pela aprendizagem.
- Facilitação
da Aprendizagem e Auto-avaliação.
|
Gagné
|
Ensino
|
Aprendizagem
hierárquica, parte dos conceitos
simples
e vai aos complexos.
|
- Diferentes
tipos de resultados de aprendizagem requerem diferentes condições internas
e
externas para que ocorram.
|
Olá, somos Charles e Rebeca, temos a imensa felicitação de apresenta-lhes "Informatizando", um blog destinado a ajudar não só professores em suas atividades curriculares como também propor opções de atividades que podem ser realizadas no âmbito familiar. Desejamos a todos uma ótima visita!
quinta-feira, 31 de março de 2016
Teorias da Aprendizagem versão simplificada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário