quinta-feira, 31 de março de 2016

Teorias da Aprendizagem versão simplificada

AUTOR
TEORIA
PRESSUPOSTOS
CARACTERÍSTICAS
Skinner
Controle do comportamento
Estímulo e resposta
 - Utilização de recompensas (reforços positivos) e punições (reforços negativos).
Ausubel
Organização do Desenvolvimento
Apresentação estruturada, indo do geral ao para
o específico
- A aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes.

Bruner
Aprendizagem pela descoberta
Solução de problemas
- O aprendizado é um processo ativo, baseado em conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados.

- O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões.
Carl Rogers
Facilitação
Liberdade aos alunos, criando uma atmosfera
amigável e igualitária.
- Deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário.

- Enfatiza a importância do
aspecto interacional do aprendizado.

- O professor e o aluno aparecem como os co-responsáveis pela aprendizagem.

- Facilitação da Aprendizagem e Auto-avaliação.
Gagné
Ensino
Aprendizagem hierárquica, parte dos conceitos
simples e vai aos complexos.
- Diferentes tipos de resultados de aprendizagem requerem diferentes condições internas
e externas para que ocorram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário