quinta-feira, 31 de março de 2016

LINHA DO TEMPO

Informática Aplicada á Educação 

1971
É realizado, na Universidade Federal de São Carlos, um seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino da Física. É realizada, por Reitores de Universidades Brasileiras no Rio de Janeiro, a Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em educação aplicada ao Ensino Superior.


1973
É usado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, um software de simulação no ensino de Química.  É realizada, na Universidade Federal do Rio Grande do sul, experiências usando simulação de fenômenos de Física com alunos de graduação; É desenvolvido o software SISCAI para avaliação de alunos de pós-graduação em educação.


1974
Na Universidade Federal de Campinas, José Armando juntamente com um aluno de iniciação científica, desenvolveu um software tipo CAI, implementado em linguagem Basic, para o ensino de fundamentos de Universidades na implantação de programas educacionais baseados no uso da informática.


1981
. É realizado, na Universidade Federal de Brasília, o Primeiro seminário Nacional de Informática em educação.


1982
Na Universidade do Rio Grande do sul, o SISCAI é traduzido para microcomputadores de 8 bits como CAIMI, funcionando como um sistema CAI, sendo utilizado no ensino do Segundo Grau da Faculdade de Educação. É realizado, na Universidade Federal de Brasília, o Segundo seminário Nacional de Informática em educação 1 e 2.


1986
O Projeto EDUCOM possibilita diversas ações como realizações de concursos Nacionais de Software.


1987
O Projeto  EDUCOM ainda possibilitou a Implementação do Curso de Especialização em Informática na Educação e a Implantação nos Estados dos Centros de Informática em Educação.


1989
É implantado, na Secretaria Geral do Ministério da Educação, o Plano Nacional de Informática Educativa.


1997
É criado o Programa Nacional de Informática na Educação, vinculada à Secretaria de Educação a Distância.


1998
O Programa Nacional de Informática na Educação, implantou 119 Núcleos de Tecnologia Educacional em 27 Estados e Distrito Federal, e capacitou cerca de 1419 multiplicadores para atuarem nos Núcleos de Tecnologia Educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário