quinta-feira, 31 de março de 2016

Teorias da Aprendizagem

TEÒRICOS
CARACTERÍSTICAS
PRESSUPOSTOS
 Pavlov e Watson
Comportamento observável; E_R (estimulo_resposta)
Todo comportamento é aprendido, aprender é adquirir reflexos condicionados entre estímulos e respostas e perceber sua conexão.
Thorndike e Skinner
Comportamento e consequência.
O comportamento Operante é controlado por suas consequências, a aprendizagem pode ser obtida pela utilização de recompensas e por punições.
A.Brandura
Observação e comportamento cognitivo.
Muitos comportamentos são aprendidos através de um processo de observação do comportamento de modelos sociais, o sujeito não utiliza tudo aquilo que aprende, prefere o que lhe traz recompensas.
Piaget
Cognição, assimilação e acomodação
A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.
Bruner
Aprendizagem em Espiral
O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento, uma vez que a aprendizagem está relacionada a contextos e experiências pessoais.
Vigotsky
Social e cultural
O individuo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que o seu grupo produz, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado.
Gagné
Condições da aprendizagem
Diferentes tipos de resultados de aprendizagem requerem diferentes condições internas e externas para que ocorram.
Ausubel
Inclusão de conhecimentos já existentes.
Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do individuo, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes já existentes.
Gardner
Inteligências múltiplas.
No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explora-las para atingir o objetivo final.
Rogers
Aprendizado experimental.
As pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário , o interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário