TEÒRICOS
|
CARACTERÍSTICAS
|
PRESSUPOSTOS
|
Pavlov e Watson
|
Comportamento observável; E_R
(estimulo_resposta)
|
Todo comportamento é aprendido,
aprender é adquirir reflexos condicionados entre estímulos e respostas e
perceber sua conexão.
|
Thorndike e Skinner
|
Comportamento e consequência.
|
O comportamento Operante é controlado
por suas consequências, a aprendizagem pode ser obtida pela utilização de
recompensas e por punições.
|
A.Brandura
|
Observação e comportamento cognitivo.
|
Muitos comportamentos são aprendidos
através de um processo de observação do comportamento de modelos sociais, o
sujeito não utiliza tudo aquilo que aprende, prefere o que lhe traz
recompensas.
|
Piaget
|
Cognição, assimilação e acomodação
|
A assimilação envolve a interpretação
de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, a acomodação se
refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.
|
Bruner
|
Aprendizagem em Espiral
|
O aprendiz é participante ativo no
processo de aquisição de conhecimento, uma vez que a aprendizagem está
relacionada a contextos e experiências pessoais.
|
Vigotsky
|
Social e cultural
|
O individuo deve estar inserido em um
grupo social e aprende o que o seu grupo produz, o conhecimento surge
primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado.
|
Gagné
|
Condições da aprendizagem
|
Diferentes tipos de resultados de
aprendizagem requerem diferentes condições internas e externas para que
ocorram.
|
Ausubel
|
Inclusão de conhecimentos já
existentes.
|
Para ocorrer a aprendizagem, conceitos
relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura
cognitiva do individuo, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação
ancora-se em conceitos ou proposições relevantes já existentes.
|
Gardner
|
Inteligências múltiplas.
|
No processo de ensino, deve-se procurar
identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar
explora-las para atingir o objetivo final.
|
Rogers
|
Aprendizado experimental.
|
As pessoas aprendem melhor aquilo que é
necessário , o interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem
sucedido.
|
Olá, somos Charles e Rebeca, temos a imensa felicitação de apresenta-lhes "Informatizando", um blog destinado a ajudar não só professores em suas atividades curriculares como também propor opções de atividades que podem ser realizadas no âmbito familiar. Desejamos a todos uma ótima visita!
quinta-feira, 31 de março de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário