quinta-feira, 12 de maio de 2016

Exemplo de um plano de aula sobre um tema educativo

Tema Gerador: Doenças do gênero Aedes (Dengue, Chikungunya, Zica)
Objetivo: Informar aos alunos as principais doenças causadas pelos mosquitos do Gênero Aedes, como evitar, apresentar os danos que elas podem causar a nossa saúde e as suas diferenças.
Abordagens interdisciplinares:
Geografia: estudo da incidência geográfica em relação aos tipos de doença estudados, ou seja onde são desenvolvidos os causadores dessas doenças e onde tem maior índice de proliferação.
Produção: desenhos de mapa com localizações das doenças, bem como, pesquisa na Internet para localizar tais informações, além de um possível gráfico demonstrando a proporção de pessoas afetadas.


Ciências: formas de prevenção e de cura de tais doenças. Produção: cartazes com informativos das formas de prevenção elaborados em algum editor de texto ou editor de apresentação (slide) e o que fazer para afastar os mosquitos que causam a determinada doença.

Língua Portuguesa: elaboração de entrevistas ou criação de um fórum com pessoas que já tiveram alguma dessas doenças e identificando quais sintomas são os mais comuns de acontecer. Produção: transcrição da entrevista / fórum para algum editor de texto.

História: Demonstrar quando e onde se originou cada doença e os períodos históricos que participaram neste contexto.

Matemática: Utilizar problemas matemáticos para resolver situações relacionadas ao assunto.

Conclusão: Realização de uma exposição com os trabalhos desenvolvidos, em uma Feira de Ciências, com cada grupo apresentando uma determinada doença com todas as características abordadas em cada disciplina, além de apresentar como é uma doença perigosa e ajudar a diferenciar.

Objetivo
Estratégia
Avaliação
1ª aula


Apresentar os agentes causadores das doenças do gênero Aedes e apresentar como funciona cada transmissão.
Pesquisa na internet ou livros acadêmicos disponíveis na escola sobre uma doença que o grupo escolher, destacando seus sintomas e apresentar para a turma, aberto para discursão.
Participação dos alunos em relação nas questões abordadas e interesse no aprendizado.
2ª aula


Debate sobre os modos de prevenir as doenças do gênero Aedes .
Pesquisar na internet ou livros acadêmicos sobre modos de prevenção da doença escolhida pelo grupo de alunos, com o objetivo de ter base para discutir quais seriam as melhores soluções de prevenção, apresentando o porque e o modo, tendo um debate sobre os alunos.
Nível base de conhecimento dos grupos sobre o assunto e quanto os alunos participaram, ou seja o nível de interesse.
3ª aula


Prática, visita em uma unidade de saúde( hospital, UPA ou clínica da família).
Demonstrar como é a realidade das pessoas que estão doentes com essa doenças e elaborar um relatório em excel ou word sobre tudo que foi visto, inclusive tudo que vai ser entrevistado, que serão profissionais que cuidam da área.
Participação e nível de construção do relatório.
4ª aula


Construção e chamar atenção para toda a escola sobre as doenças.
Construção de cartazes para colocar na escola sobre o tema escolhido e informar tudo que foi aprendido sobre a doença (o que é, sintoma, como prevenir), podendo utilizar tanto materiais a mão como recursos digitais como paint, relatórios em excel, word, e marcar dia e horários específicos para toda escola, uma palestra com apresentação em Power point para toda a escola.
Nível de comprometimento com as atividades e interesse, nível de construção e criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário