Tema Gerador: Doenças do gênero Aedes (Dengue, Chikungunya, Zica)
Objetivo: Informar aos alunos as principais doenças
causadas pelos mosquitos do Gênero Aedes, como evitar, apresentar os danos que
elas podem causar a nossa saúde e as suas diferenças.
Abordagens interdisciplinares:
Geografia: estudo da incidência geográfica em relação aos
tipos de doença estudados, ou seja onde são desenvolvidos os causadores dessas
doenças e onde tem maior índice de proliferação.
Produção: desenhos de mapa com localizações das doenças, bem como, pesquisa na Internet para localizar tais informações, além de um possível gráfico demonstrando a proporção de pessoas afetadas.
Produção: desenhos de mapa com localizações das doenças, bem como, pesquisa na Internet para localizar tais informações, além de um possível gráfico demonstrando a proporção de pessoas afetadas.
Ciências: formas de prevenção e de cura de tais doenças.
Produção: cartazes com informativos das formas de prevenção elaborados em algum
editor de texto ou editor de apresentação (slide) e o que fazer para afastar os
mosquitos que causam a determinada doença.
Língua Portuguesa:
elaboração de entrevistas ou criação de um fórum com pessoas que já tiveram
alguma dessas doenças e identificando quais sintomas são os mais comuns de
acontecer. Produção: transcrição da entrevista / fórum para algum editor de
texto.
História: Demonstrar quando
e onde se originou cada doença e os períodos históricos que participaram neste
contexto.
Matemática: Utilizar
problemas matemáticos para resolver situações relacionadas ao assunto.
Conclusão: Realização
de uma exposição com os trabalhos desenvolvidos, em uma Feira de Ciências, com
cada grupo apresentando uma determinada doença com todas as características
abordadas em cada disciplina, além de apresentar como é uma doença perigosa e
ajudar a diferenciar.
Objetivo
|
Estratégia
|
Avaliação
|
1ª
aula
|
||
Apresentar
os agentes causadores das doenças do gênero Aedes e apresentar como funciona
cada transmissão.
|
Pesquisa
na internet ou livros acadêmicos disponíveis na escola sobre uma doença que o
grupo escolher, destacando seus sintomas e apresentar para a turma, aberto
para discursão.
|
Participação
dos alunos em relação nas questões abordadas e interesse no aprendizado.
|
2ª
aula
|
||
Debate
sobre os modos de prevenir as doenças do gênero Aedes .
|
Pesquisar
na internet ou livros acadêmicos sobre modos de prevenção da doença escolhida
pelo grupo de alunos, com o objetivo de ter base para discutir quais seriam
as melhores soluções de prevenção, apresentando o porque e o modo, tendo um
debate sobre os alunos.
|
Nível
base de conhecimento dos grupos sobre o assunto e quanto os alunos
participaram, ou seja o nível de interesse.
|
3ª
aula
|
||
Prática,
visita em uma unidade de saúde( hospital, UPA ou clínica da família).
|
Demonstrar como é a
realidade das pessoas que estão doentes com essa doenças e elaborar um
relatório em excel ou word sobre tudo que foi visto, inclusive tudo que vai
ser entrevistado, que serão profissionais que cuidam da área.
|
Participação
e nível de construção do relatório.
|
4ª
aula
|
||
Construção
e chamar atenção para toda a escola sobre as doenças.
|
Construção
de cartazes para colocar na escola sobre o tema escolhido e informar tudo que
foi aprendido sobre a doença (o que é, sintoma, como prevenir), podendo
utilizar tanto materiais a mão como recursos digitais como paint, relatórios
em excel, word, e marcar dia e horários específicos para toda escola, uma
palestra com apresentação em Power point para toda a escola.
|
Nível
de comprometimento com as atividades e interesse, nível de construção e
criatividade.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário