Dez Tendências Da Tecnologia
Na Educação
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Agregar valor ao trabalho do professor em vez de substituí-lo: Em vez de recursos tecnológicos que
tentem substituir o professor ou que apenas digitalizem tarefas de memorização,
é muito mais produtivo pensar em como a tecnologia pode ajudar o trabalho do
professor.
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Melhorar processos, sem precisar mudá-los radicalmente: A tecnologia não precisa
necessariamente revolucionar a aula: pode ser usada para ajudar professores e
alunos a trabalhar conteúdos mais abstratos, por exemplo, ou facilitar o
aprendizado.
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Tablets estão ganhando o espaço de laptops e desktops: Mais barato e portátil, o tablet tende
a ganhar espaço. Pedró, da
UNESCO, afirma que desktops e laptops continuarão sendo úteis para trabalhos
escritos e para equipar alunos carentes que não tenham acesso à tecnologia.
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Pensar na internet além dos sites de buscas e das redes
sociais: "Tudo indica que de
nada adianta continuar promovendo um uso da internet sem estrutura e orientação
adequadas, que não evita que a maioria dos estudantes confie na primeira
informação que encontre para sua tarefa, assim como não os ajuda a evitar as
distrações da própria rede", diz o documento da UNESCO.
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Fazer conexões com o mundo real: Se facilitar a conexão da sala de aula
com o mundo exterior, a tecnologia pode ter um papel crucial no ensino. E há
cada vez mais exemplos disso. Segundo o documento da UNESCO, iniciativas
assim proporcionam "oportunidades práticas para exercitar e aplicar
competências", nas quais os estudantes "ganham motivação e se
envolvem muito mais no processo de aprendizado".
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Estimular criação, cooperação e interação: Estudantes aprendem mais quando usam a
tecnologia para criar novos conteúdos por si mesmos em vez de serem meros
receptores, aponta o documento da UNESCO. Avaliações indicam que a
compreensão de conteúdos é maior em ambientes assim do que se fossem usados
apenas livros didáticos.
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Pensar em novas formas de avaliar os alunos: Antes novas formas de oferecer e
produzir conteúdo, é preciso pensar também em novas formas de avaliar sua
produção, dizem especialistas. "O melhor é buscar tarefas que
estimulem a relação com o conteúdo e a reflexão – dar desafios maiores a alunos
que estão armados de mais tecnologia", diz Pedró.
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Usar games em favor do aprendizado: Se bem usados, videogames podem exigir
do aluno análise da situação, concentração e conhecimentos das matérias
estudadas, ao mesmo tempo em que tornam o aprendizado mais vivencial e
divertido.
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Customização e personalização: Algumas plataformas online permitem
que o conteúdo seja personalizado pela região (atividades ligadas à história e
ao costume locais, por exemplo) e até mesmo a cada aluno, de acordo com seus
pontos fortes e fracos.
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Planejamento é chave: O uso da tecnologia será mais eficaz se for não aleatório,
mas planejado, com objetivos claros de qual impacto pode ter no ensino.
Bibliografia:
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/12/dez-tendencias-da-tecnologia-na-educacao.html
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