quarta-feira, 4 de maio de 2016

Dez Tendências Da Tecnologia
Na Educação

·                Agregar valor ao trabalho do professor em vez de substituí-lo: Em vez de recursos tecnológicos que tentem substituir o professor ou que apenas digitalizem tarefas de memorização, é muito mais produtivo pensar em como a tecnologia pode ajudar o trabalho do professor.
·                Melhorar processos, sem precisar mudá-los radicalmente: A tecnologia não precisa necessariamente revolucionar a aula: pode ser usada para ajudar professores e alunos a trabalhar conteúdos mais abstratos, por exemplo, ou facilitar o aprendizado.
·                Tablets estão ganhando o espaço de laptops e desktops: Mais barato e portátil, o tablet tende a ganhar espaço. Pedró, da UNESCO, afirma que desktops e laptops continuarão sendo úteis para trabalhos escritos e para equipar alunos carentes que não tenham acesso à tecnologia.
·                Pensar na internet além dos sites de buscas e das redes sociais: "Tudo indica que de nada adianta continuar promovendo um uso da internet sem estrutura e orientação adequadas, que não evita que a maioria dos estudantes confie na primeira informação que encontre para sua tarefa, assim como não os ajuda a evitar as distrações da própria rede", diz o documento da UNESCO.
·                Fazer conexões com o mundo real: Se facilitar a conexão da sala de aula com o mundo exterior, a tecnologia pode ter um papel crucial no ensino. E há cada vez mais exemplos disso. Segundo o documento da UNESCO, iniciativas assim proporcionam "oportunidades práticas para exercitar e aplicar competências", nas quais os estudantes "ganham motivação e se envolvem muito mais no processo de aprendizado".
·                Estimular criação, cooperação e interação: Estudantes aprendem mais quando usam a tecnologia para criar novos conteúdos por si mesmos em vez de serem meros receptores, aponta o documento da UNESCO. Avaliações indicam que a compreensão de conteúdos é maior em ambientes assim do que se fossem usados apenas livros didáticos.
·                Pensar em novas formas de avaliar os alunos: Antes novas formas de oferecer e produzir conteúdo, é preciso pensar também em novas formas de avaliar sua produção, dizem especialistas. "O melhor é buscar tarefas que estimulem a relação com o conteúdo e a reflexão – dar desafios maiores a alunos que estão armados de mais tecnologia", diz Pedró.
·                Usar games em favor do aprendizado: Se bem usados, videogames podem exigir do aluno análise da situação, concentração e conhecimentos das matérias estudadas, ao mesmo tempo em que tornam o aprendizado mais vivencial e divertido.
·                Customização e personalização: Algumas plataformas online permitem que o conteúdo seja personalizado pela região (atividades ligadas à história e ao costume locais, por exemplo) e até mesmo a cada aluno, de acordo com seus pontos fortes e fracos.
·                Planejamento é chave: O uso da tecnologia será mais eficaz se for não aleatório, mas planejado, com objetivos claros de qual impacto pode ter no ensino.


Bibliografia: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/12/dez-tendencias-da-tecnologia-na-educacao.html

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